Energia Solar na Catedral de Belém

Ao comprar os produtos da Linha Nazaré da Essências da Floresta, você está:
  • Colaborando para a conservação de um dos Patrimônios Religiosos e Culturais mais belos e importantes do Brasil.
  • Participando das obras sociais e religiosas da Paróquia de Nossa Senhora da Graça.
  • Contribuindo para a preservação do meio ambiente.



 

A Catedral Metropolitana de Belém
Nossa Catedral é a primeira paróquia de Santa Maria de Belém do Grão Pará e um dos patrimônios religiosos/culturais mais belos e importantes do Brasil. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, sua construção inicia-se em 1748 na capital da Província do Grão-Pará e Maranhão, assinada pelo arquiteto italiano Antônio José Landi.
Ao final do século XIX, indicado pelo Papa Pio IX, o visionário Dom Antônio Macedo Costa é nomeado bispo do Pará. A sua chegada inicia em Belém uma fase de desenvolvimento cultural singular com projetos na área de educação e cultura, que tem como destaque a segunda fase de construção e reforma da Catedral, tornando-a uma das mais belas e a primeira igreja em estilo neoclássico do Brasil.
A visão grandiosa de Dom Macedo Costa para a Catedral trouxe para Belém obras de artistas de maior destaque da Academia de São Lucca, arquitetos europeus de renome e o maior órgão de tubos da América Latina confeccionado pelo talentoso Aristide Cavaillé-Coll.
"LAUDADO SI (Louvado Seja)" 
Em 18 de junho de 2015, o Papa Francisco publicou oficialmente, o documento “Laudado Si (Louvado Sejas) – Sobre o Cuidado da Casa Comum”. Conhecida também como “Encíclica Verde”, a publicação apresenta uma série de recomendações socioambientais. Destinado não só aos seguidores da Igreja Católica, mas para toda a população mundial. Entre os diversos pontos abordados, ele destaca o desenvolvimento de formas menos poluentes de produção de energia, bem como o seu uso eficiente, conforme destacado em um dos trechos da Encíclica: O aproveitamento direto da energia solar, tão abundante, exige que se estabeleçam mecanismos e subsídios tais, que os países em vias de desenvolvimento possam ter acesso à transferência de tecnologias, assistência técnica e recursos financeiros para produção de energia limpa.[…] 
Com base nestes princípios e contando com a evolução tecnológica, a Catedral Metropolitana de Belém, decidiu implantar o seu projeto de Energia Solar.
A Economia de recursos financeiros para Catedral será da ordem de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais ano, e o impacto positivo no meio ambiente será signifivativo. E capturará aproximadamente 7152 de Carbono (tCO2) anualmente.
Sistema de geração de energia solar fotovoltaica on-grid, conectado à rede pública da REDE CELPA (Centrais Elétricas do Estado do Pará)
Equipamentos:
  • 156 painéis fotovoltaicos;

  • 39 micro inversores;

  • Potência - 49,92 kWp;

  • Área ocupada: 363 m²;

  • Produção estimada de energia - 6.380,58 kWh/mês;

  • Projeto desenvolvido pela Green Sun engenharia e energia Solar, autorizado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pela FUMBEL (Fundação Cultural do Município de Belém).